MGMT, inicialmente conhecidos como Management, iniciaram o seu percurso musical sem grande originalidade: um grupo de estudantes junta-se e formam uma banda...só se queriam divertir e partilhar gostos!
A sua 1ª música a ganhar notoriedade junto do público foi Time to Pretend, que integrou a banda sonora do filme 21 (que tem o Kevin Spacey no elenco). A partir daí a popularidade foi sempre subindo e são mais as músicas que se fazem ouvir em diferentes filmes: como Electric Feel e Kids, que é para mim A FAVORITA!
"Control yourself
Take only what you need from it!!"
domingo, 14 de dezembro de 2008
Para iluminar um dia cinzento
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
TERMINUS!
Fechados os parênteses segue-se Burgos,na preparação da recta final, do full-stop da minha viagem...Mais uma cidade pequenina, mais uma cidade com uma catedral fantástica (NUNCA vi tantas igrejas e catedrais numas férias, como nestas...)!
O fabuloso de visitar um espaço destes é, para além da óbvia grandiosidade e monumentalidade, reportar-me para a época em que a mesma foi construída e, sabendo da inexistência de tecnologias, ter a clara percepção do empenho e esforço de milhares de pessoas...! Isso sim, confere unicidade a cada um dos espaços que fui visitando ao longo do périplo e que as ascende a obras de arte maravilhosas, que respiram história em cada pedra que sustenta as magnânime abóbadas. Tal como já disse várias vezes em Espanha há uma clara e franca preocupação com o espólio arquitectónico, pelo que a palavra manutenção é a adequada: há uma manutenção dos edifícios, NUNCA uma alteração, há um inteligente aproveitamento do espaço para várias mostras!
A estrada abre-se novamente desta feita com SALAMANCA como objectivo! Será a última noite, será a última cidade da minha road-trip e sempre que chego é-me impossível não pensar: GUAPISSIMA!
E, finalmente, uma cidade com movimento by night :) PESSOAS!!!
Depois de um excelente jantar, devidamente acompanhado pelo néctar bacante, foi altura de percorrer as ruas!
A Plaza Mayor é o CENTRO do centro histórico, para ali confluem todas as ruas!
Se puder associar uma cor a Salamanca é o amarelo, cuja justificação é visível: a maior parte dos edifícios são de pedra amarelada e as luzes que iluminam a cidade ajudam a acentuar esta cor!
Satisfeitas vontades primárias (energias repostas)...TOCA A DANÇAR! Não foi preciso procurar muito...A cidade estava pejada de jovens que circulavam pelas diversas festas académicas! Recomendo a discoteca CUM LAUDE, que recria no seu interior as varandas da já mencionada Praça!! Mas em qualquer bar/discoteca o divertimento é garantido, basta entrar no espírito, o que não é, garanto, difícil (os meios ao nosso dispôr também ajudam...) ;)
O dia seguinte foi o último e o percurso pela cidade incluiu uma visita às torres da Catedral, à Casa Lis, onde se encontram albergadas diversas peças de art nouveau e art déco e à Casa das Conchas cujas fachadas são preenchidas por diversas conchas de pedra e onde funciona a biblioteca da Universidade. Reza a lenda que em cima de uma dessas conchas se encontra uma rã (símbolo da cidade) e que qualquer jovem moça para conseguir contrair matrimónio tem de conseguir encontrar a dita...confesso que procurei...mas...não encontrei!!! E AGORA???
:):):):):):):):):):) THE END
Around the world (é o que mais gosto de fazer!)
domingo, 23 de novembro de 2008
VÃO CHEGAR (Gotan Project) - (parênteses na minha viagem...de GRANDE importância)
Vai ser já no próximo dia 20 de Dezembro que se vão ouvir no Campo Pequeno os sons argentinos reinventados pelos Gotan Project, naquela que é apontada como a ÚLTIMA digressão mundial do grupo. Podia lá faltar???? NEVER!!!
Lunático foi lançado em Abril de 2006 e rotulado como o mais profundo de todos os álbuns (se bem que para mim as músicas mais "perfeitas" estão no LA REVANCHA DEL TANGO, ou não tivesse sido através desta, constante do agora mencionado álbum, que os conheci). Os Gotan Project formaram-se em 1999 e a sua música mistura as sonoridades características do tango com a música electrónica, conseguindo a criação de algo de impossível saturação auditiva. A sua música tem sido uma presença constante em filmes, séries de televisão, documentários...
O seu nome GOTAN compila as letras da palavra TANGO: GO-TAN; TAN-GO :)
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
De volta a urbe: GUGGENHEIM, BILBAO, PAÍS BASCO e uma cidade sem grande interesse
PESSOAS....??? ONDE ESTÃO...? Confesso que fiquei assustada...não havia carros, não havia pessoas, os meus saltos ecoavam pelas ruas largas da cidade portuária...De um momento para o outro o movimento desvaneceu-se! Pfff...Bom, Santander é uma cidade...de negócios, de passagem e, talvez, espero, pela manutenção da sanidade mental dos seus habitantes, mais agradável e alegre de Verão!!!! Não há registo fotográfico deste local! Desiludidíssima......mas nem tudo pode ser perfeito!
Na manhã do dia seguinte...GUGGENHEIM!!!!!!!
(http://www.ehu.es/bicos/images/Guggenheim-bilbao-jan05.jpg)
Fiquei tão F_E_L_I_Z quando o vi que nem o facto da chuva miudinha, incomodativa cair copiosamente de um imenso céu cinzento me impediu de andar à sua volta a admirar cada bocadinho de edifício cujas linhas arquitecturais são sobejamente conhecidas. Projectado por Frank O. Gehry especificamente para aquela cidade e para aquele local constitui um ex-libris da cidade que se apresentou cheia de movimento.
O museu é fantástico enquanto obra arquitectónica quer interior, quer exteriormente e tem "peças" fantásticas que constituem a exposição permanente. No entanto, isto resume-se a um piso...Os restantes albergavam exposições temporárias, às quais, sinceramente, não vale a pena fazer referência...(há certas expressões artísticas que nunca compreenderei...)!!
Fiquei fascinada com as colunas que se encontram no átrio e que passam mensagens ora em vermelho ora em azul!!
É um museu bastante interactivo! Perdi-me a passear nos labirintos criados por estas estruturas:
Bom...é um museu para ser visto, para explorar, para brincar:
E daqui até Burgos...foi...mais...um...MEGA SALTO :)
sábado, 15 de novembro de 2008
4 palavras para TI: V_A_C_A
E agora o caminho até ao mais plácido e bucólico desta longa travessia: REINO DAS ASTÚRIAS (o périplo por estas terras já se havia iniciado em Oviedo, mas agora partia para o seu coração: PICOS DA EUROPA - aqui sim...HÁ BICHINHOS)
Aqui consegui quase sentir-me uma "Elfa" tal qual como no Senhor dos Anéis , A Irmandade do Anel pela similaridade paisagística: montanhas e árvores de cores perfeitas, cascatas e silêncios audíveis!
A subida pautava-se por curvas e contracurvas, por cenários cada um mais perfeito que o outro, por abismos e planícies (antagonias próprias de locais singulares)!
Para que a recepção fosse perfeita não podiam faltar os guardiões das portas de tão perfeito reino.
Estão tão habituados à presença humana que, apesar de selvagens, se aproximam da cerca que os separa da estrada numa curiosidade justificada ou na esperança da obtenção de algo que diversivique a sua dieta! Na descida ainda partilhámos uma maçã, ora para ti ora para mim, mas o entusiasmo não era muito!!
Estabelecidas as conversações, passa-se a 1ª fase e ruma-se até ao ponto mais alto, abandona-se uma vegetação exuberante criadora de caminhos bucólicos e encontra-se uma vegetação rasteira onde imperam pedras e pedrinhas!
O silêncio é MAGISTRAL e os únicos ruídos que se perscrutam na paisagem são os badalos de outros seres de 4 patas que por ali abundam: AS VACAS :) Caminham ao longo da mesma estrada e aguardam pacientemente que delas se obtenham retratos...Ora não é todos os dias que eu, mortal comum, habitante de uma grande cidade, tenho um bichinho daquele porte a fazer MU-MU mesmo ao lado da minha viatura!!
As paisagens são fantásticas e é soberbo para a vista observar os cumes cobertos de um manto branco, mais a mais quando a tempertura exterior permitia a permanência humana sem sentir um frio de morte!!!
Surgem lagos espelhados que fazem libertar AHHHs de espanto perante tamanha beleza:
Momentos que queremos registar de diversas formas, numa tentativa de jamais deixar que as sensações obtidas naquele espaço se dissipem nas linhas do tempo (algo impossível de captar por qualquer meio palpável...)!!
Brincadeiras à beira de água:
E obtive aquela que ficou intitulada como a foto da minha vida, um momento aéreo de quem passou grande parte do último ano por cima das nuvens :)
Tempo agora de iniciar a descida para ter oportunidade de explorar um bocadinho Covadonga antes do anoitecer!! É Covadonga que nos remete para a Terra dos Elfos, já que a paisagem anterior seria mais similar ao reino de Rohan :p Cavalos selvagens e paisagens a perder de vista!
Covadonga é actualmente um santuário mas foi aqui que foi obtida a 1ª vitória do Cristianismo ibérico sobre os Mouros ocupantes cerca de 718 a 725! É um local maravilhoso que convida à introspecção...A Catedral surge no meio de árvores pinceladas de tons vermelhos, laranjas e castanhos no cimo de um monte para enfatizar a sua grandiosidade...
E depois de tudo isto, de tanta paz, de tanto campo...chega a hora de partir e continuar o trajecto: rumo à cidade!! RUN RUN RUN
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Galiza e o FIM DA TERRA
Após a descoberta do local da pernoita parte-se à descoberta da cidade durante a noite. Troca de informações com uns estudantes de Medicina portugueses que descreveram a cidade como hiper calma, sendo que mais facilmente se encontraria polícia do que pessoas, algo que, efectivamente, se constatou!! :) Para minha grande tristeza...buhhh! Santiago é uma cidade pequenina com uma grande orientação católica ou não fosse pelo Santo que se alberga na sua Catedral que se fazem peregrinações de quilómetros!!! Tem o seu quê de castiço, como qualquer pequena cidade espanhola, já que há uma grande preocupação com a preservação do centro histórico e todos os edifícios se encontram em franco estado de boa conservação! Conta a tradição que se devem dar umas cabeçadas no Santinho para bons fortúnios...Falhei aí...O Santinho estava a levar tratamento pelo que as cabeçadas se revelaram impossíveis! Mais um périplo pelas ruas e mãos no volante again!
Objectivo: o 1º ponto emblemático (para mim) desta viagem - FINISTERRA!! O caminho até lá é rasgado entre montes (de um lado) e Oceano Atlântico (do outro),com as suas águas claras e certamente de temperaturas muito baixas!! Apesar de se sentir uma tristeza latente nas aldeias por onde se passa a paisagem é magnífica, agreste...A vida daquelas pessoas não deve ser fácil! Aos ventos que ali se fazem sentir pode-se juntar uma constante humidade protagonizada pelo mar.
Mas à chegada a Finisterra o sol resolveu dar um ar de sua graça e é maravilhoso chegar ali e permanecer ali a explorar cada pedacinho daquele pedaço de terra, a descobrir o mesmo cenário várias vezes...Uma pontinha da Península Ibérica!
Junto ao Farol havia um poste que tinha escrito em várias línguas: QUE A PAZ PERMANEÇA NA TERRA...Ali é o ponto final das peregrinações...Ali o peregrino queima as roupas com que caminhou e começa uma vida nova (esta explicação foi gentilmente cedida por uma simpática peregrina com ar hippie)!
O mar e o vento marcam a sua presença! Este penhasco pareceu-me bastante interessante para a prática de parapente :p :)
E depois arranjei um novo meio de transporte até Oviedo :):) O meu 1º "bichinho" na viagem!!
Oviedo é, tal como Santiago, pequenina, universitária e católica mas deserta by night...Bom, mas as pessoas continuavam a marcar pontos pela simpatia e prestabilidade! O jantar foi degustado num restaurante bastante acolhedor: El Patio de Los Naranjos, com uma decoração moderna e a música, como nunca pode deixar de ser referida, perfeita! A cidade em si tem um colorido impressionante, talvez numa tentativa de contrariar o cinzentismo que o clima impõe aquele local. As casas são todas elas pintadas em tons diferentes o que empresta alegria à cidade.
Ponto comum a todas: a Catedral!! Também Oviedo tem uma e também Oviedo tem um centro histórico impecavelmente conservado!
Rumo a um outro capítulo: PICOS DA EUROPA (merecem um post só para eles!!) HERE WE GO :)
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
STOP: FIM DE SEMANA NORTENHO (II)
Depois da visita à Invicta surge o caminho até ao berço da Pátria! GUIMARÃES... Há uns anos atrás havia ficado apaixonada pela pacatez da cidade, pelo castiço das suas ruas, pelas casas antigas que nos fazem entrar num filme do...do...HARRY POTTER!! ISSO MESMO!
Basta retirar os veículos automóveis da imagem e aí está ela: a vila onde o Harry procura a sua Nimbus 2000 (quem viu o filme sabe a que me refiro :p)
Depois de um belo repasto numa autêntica casa de pasto de Vizela e de deambulações retóricas em volta de uma mesa foi tempo de entrar noutro filme e aí sim só me faltava um John Travolta e teríamos o cenário ideal para um Saturday Night Fever
Nunca tinha dançado numa pista assim: aquilo tinha mesmo quadradinhos às cores no chão com luzes ao ritmo da música! Adorei o espaço :) Foi só dançar
O dia seguinte foi muito perigoso!!!!
Uma viagem de teleférico
Posições estratégicas (tinha acabado de passar um coelho :p)
E mega saltos para chegar a terras espanholas!!!
É bom ter amigos espalhados por aí...! OBRIGADA :)
domingo, 9 de novembro de 2008
STOP: O FIM DE SEMANA NORTENHO (I)
O PORTO: para mim esta cidade consegue ser SEMPRE bela...não importa que as suas ruas sejam estreitas, escuras...não importa que não me consiga orientar devidamente nela e me perca sempre que por ela circulo, nada disso importa quando observo o colorido da Ribeira do lado de Gaia, quando passeio junto ao rio por aquela margem única e sinto o a brisa fria na cara (característica de uma cidade nortenha), quando o anoitecer traz pontinhos brilhantes que a fazem parecer mágica!
Claro que tudo isto adquire um peso diferente depois de saborear um Lágrima devidamente explicado numa visita às caves PORTO CÁLEM!
O sol estava a descer sobre a Foz e foi no final do dia que conheci outra zona emblemática da cidade: FOZ!
Soube mesmo bem a bebida quente naquele local...Ver a espuma do mar a desenrolar-se sobre a areia iluminada ao som de música estrategicamente escolhida para acompanhar aquele e outros momentos! O BAR/RESTAURANTE da PRAIA DA LUZ é singular: desde a localização à decoração!
Tempo agora para ver o CUBO ESTRANHO da cidade: CASA DA MÚSICA! A sua estrutura permite a criação de recantos e cantos com corredores que nos levam a novas salas!
O Jantar elegeu-se do lado do PORTO (RIBEIRA) para nunca perder de vista as margens do DOURO!
O restaurante prima pela sua localização e a "demora" no serviço até foi útil para pôr a conversa em dia!! LOLOL!
E a noite terminou numa dança tentada :p e numa conversa utópica às 6.00 da manhã em casa da Sandra!
OBRIGADA!!! :)
Porquês
Cheguei há umas horas atrás...ou terá sido há uns dias? Não importa...Cheguei da viagem saltitante!
2230 Km percorridos com as mãos num volante, 2230 km de imagens em movimento, 2230 km de pensamentos fáceis, descomplicados...Foi para isso que fui: para desembaraçar nós que se formavam constantemente na minha cabeça, para conhecer o desconhecido, para absorver ventos de outras paragens, cheiros de outros locais!! Fui porque queria fazer um FF no filme da minha vida... :)
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Pulga Saltitante! :)
Num desenfreado vá para fora cá dentro e vá para fora lá fora vou-me divertir a descobrir a fauna e a flora dos locais por onde o EU vai saltitar! On the road AGAIN in a non-stop TRIP!!! De certeza que há "bichinhos" engraçados por aquelas paragens ;)
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Green: GO
Todo o álbum está repleto de ritmos R&B, bocadinhos de reggae, batidas compassadas que nos envolvem... Para ouvir e deixar em REPEAT!
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
domingo, 12 de outubro de 2008
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Aceitar a realidade
Pronto...Eu ainda tento iludir-me na esperança que o sol volte com um bocadinho mais de força e assim deleitar-me com o quente dos seus raios sobre a minha pele, conduzir até à praia, que agora está deserta, estender-me na areia e deixar que o ronronar das ondas me embale numa dormência total! Ainda na segunda feira passada o fiz! Arranquei a minha prima da cama e fui o caminho todo até à Costa a convencê-la de como estava calor! Biquini vestido e lá fomos! Às 4 da tarde a pele arrepiada reclamava um agasalho...Mas aguentámos, estoicamente, até às 18.30!!!
Adoro a praia nesta altura, despida de corpos, de cheiros e de ruídos...Só tenho de me convencer que o biquini é para arrumar, as sandálias para pôr debaixo da cama e resignar-me: O MEU TOM CARAMELO (algo que não me lembro de alguma vez ter atingido) VAI DESAPARECER (isso custa...deu tanto trabalho!!)... O OUTONO chegou! Tenho de aceitar esta nova realidade :)
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Non-sense!
Esta foi uma das muitas cenas em que mais me ri! A maneira como o Brad Pitt semicerra os olhos... "Cox? Osbourne Cox?" está hilariante! O novo filme dos irmãos Coen (depois do estrondoso sucesso Este país não é para velhos, que ainda não vi...shame on me!!) estreou: DESTRUIR DEPOIS DE LER! Tal como os próprios disseram: "Quisemos fazer um filme idiota com amigos!". E assim conseguiram reunir um elenco de luxo: John Malkovich, George Clooney e Brad Pitt são os nomes mais sonantes numa encenação absolutamente descabida onde as histórias de todas as personagens se cruzam pelos motivos mais absurdos! Brilhantemente idiota! :):):)
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
SEVEN
1. Não criar expectativas (só trazem dissabores...)
2. Espezinhar os fracassos com um ar triunfante
3. Viver o presente só e unicamente
4. Esquecer COMPLETAMENTE páginas viradas
5. Fechar livros
6. Acordar a 100% todos os dias
7. Manter o meu aspecto de "estupidamente" bronzeada :p
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Coimbra - Lisboa
Já não me lembrava o quanto gostava...
Já me tinha esquecido...
It's you that I adore
You'll always be my whore
You'll be the mother to my child
And a child to my heart
We must never be apart
We must never be apart
Lovely girl you're the beauty in my world
Without you there aren't reasons left to find
And I'll pull your crooked teeth
You'll be perfect just like me
You'll be a lover in my bed
And a gun to my head
We must never be apart
We must never be apart
In you I see dirty
In you I count stars
In you I feel so pretty
In you I taste god
In you I feel so hungry
In you I crash cars
We must never be apart
Drinking mercury
To the mystery of all that you should ever seek to find
Lovely girl you're the murder in my world
Dressing coffins for the souls I've left behind
In time
We must never be apart
And you'll always be my whore
Cause you're the one that i adore
And I'll pull your crooked teeth
You'll be perfect just like me
In you I feel so dirty in you I crash cars
In you I feel so pretty in you I taste god
We must never be apart
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
A navegar!
Funchal: 10 da manhã! CHUVA, CHUVA e MAIS CHUVA! Céu carregado de nuvens... E agora? O que se faz?
Que tal uma voltinha de kaiaque no "Oceano Atlântico do Funchal"? Vamos embora!! A resposta foi imediata! Depois ao aproximar-me do mar...hmmmm...APREENSÃO...Alguma??!! Não!! BASTANTE! Mas nada de voltar atrás...Há que enfrentar os "monstros" para os debelar!
"Se eu cair ao mar salvam-me...?" "CLARO" (era eu no meio de seres do sexo oposto...)
Tive MEDO! Aquilo estava com um bocado de movimento a mais...Houve alturas em que me sentia uma pequena traineira no meio de uma tempestade oceânica (FILME: A TEMPESTADE)!
O mais complicado era manter a embarcação em linha recta: ora esquerda, ora direita, ora num constante rodopio sobre mim mesma! "Mas quem me manda a mim meter-me em filmes destes???...OH CÉUS!!!"
A água estava a uma temperatura "fresca" como é habitual por aquelas paragens! Não vi tubarões (esperava protagonizar uma cena idêntica ao filme TUBARÃO), não vi peixinhos, só via ondas e mais ondas e uma distância enorme que me separava do meu ponto de partida que era igualmente o meu de chegada...REMAR, REMAR, REMAR...Ufff!!! O regresso foi custoso e o alívio ao "atracar" foi enorme :) Depois disso brincadeiras no mar, já sem o barquinho, e uma tarde de sol (uma vez que entretanto a chuva desaparecera...Clima tropical é assim!)!
Foi uma MEGA EXPERIÊNCIA RADICAL! (ahhh...é que eu ia sozinhinha no barquinho! MB NO MEIO DO OCEANO ATLÂNTICO!! LINDOOO)
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Great Expectations (sonhar...esperar...)
You're in the doors that keep revolving
The sirens that keep screaming
You're in the flashing of the headlights
The things that I'm believing
You're in the water that I'm drinking
the sound of 911
The walls that protect me
From the damage that you've done
In this world you are with me
But I walk this earth alone
But all I've eve known
Is you are right beside me
If I love you for a day
You'll blow my life away
Could I leave you behind me
You're in the crashing of the windows
The angels 'round the ceiling
You're in the fire in my belly
The fucked up way I'm feeling
You're in the warning on the label
The pills that dissapear
The whines as I'm talking
The words you'll never hear
In this world you are with me
But I walk this earth alone
But all I've eve known
Is you are right beside me
If I love you for a day
You'll blow my life away
Could I leave you behind me
Could I leave you behind me...
O filme é uma adaptação da obra de Charles Dickens sobre o órfão Bell e seu amor pela bela e fria Estella, criada por uma mulher cruel que busca vingança contra os homens por ter sido abandonada à beira do altar, e o misterioso benfeitor que muda o destino do rapaz. Foi realizado pelo mesmo senhor que do Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Alfonso Cuarón.
Imagens singularmente captadas através de uma câmara tão facilmente transformáveis em autênticas obras de arte...O toque de lábios entre duas crianças de uma forma tão inocentemente sensual é dos bocadinhos que fui vendo uma das mais belas cenas!
Deixar a mente divagar, viver outras vidas e embrenhar-me na história...é o que de melhor há em ver filmes: TRABALHAR A IMAGINAÇÃO numa total entrega a acções que gostaria de agarrar com as mãos e transportar para a minha realidade! Construir o cenário, criar as personagens e colar "aquela" cena no MEU filme...Na impossibilidade de tal sustento as minhas divagações mentais nas criações cinematográficas...