terça-feira, 11 de novembro de 2008

Galiza e o FIM DA TERRA

Durante o meu percurso atravessei várias regiões espanholas! A 1ª foi, obviamente, a GALIZA, onde me deparei com pessoas extremamente simpáticas e prestáveis. A chegada a Santiago de Compostela fez-se já a noite ia avançada e as suas ruas desertas revelavam a pouca actividade nocturna passível de ser encontrada na pequena cidade que até é universitária...Convenhamos...tratava-se de uma noite de domingo e pelas ruas só se viam estudantes que arrastavam as suas malas até casa para o início de mais uma semana de aulas.

Após a descoberta do local da pernoita parte-se à descoberta da cidade durante a noite. Troca de informações com uns estudantes de Medicina portugueses que descreveram a cidade como hiper calma, sendo que mais facilmente se encontraria polícia do que pessoas, algo que, efectivamente, se constatou!! :) Para minha grande tristeza...buhhh! Santiago é uma cidade pequenina com uma grande orientação católica ou não fosse pelo Santo que se alberga na sua Catedral que se fazem peregrinações de quilómetros!!! Tem o seu quê de castiço, como qualquer pequena cidade espanhola, já que há uma grande preocupação com a preservação do centro histórico e todos os edifícios se encontram em franco estado de boa conservação! Conta a tradição que se devem dar umas cabeçadas no Santinho para bons fortúnios...Falhei aí...O Santinho estava a levar tratamento pelo que as cabeçadas se revelaram impossíveis! Mais um périplo pelas ruas e mãos no volante again!

Objectivo: o 1º ponto emblemático (para mim) desta viagem - FINISTERRA!! O caminho até lá é rasgado entre montes (de um lado) e Oceano Atlântico (do outro),com as suas águas claras e certamente de temperaturas muito baixas!! Apesar de se sentir uma tristeza latente nas aldeias por onde se passa a paisagem é magnífica, agreste...A vida daquelas pessoas não deve ser fácil! Aos ventos que ali se fazem sentir pode-se juntar uma constante humidade protagonizada pelo mar.


Mas à chegada a Finisterra o sol resolveu dar um ar de sua graça e é maravilhoso chegar ali e permanecer ali a explorar cada pedacinho daquele pedaço de terra, a descobrir o mesmo cenário várias vezes...Uma pontinha da Península Ibérica!


Junto ao Farol havia um poste que tinha escrito em várias línguas: QUE A PAZ PERMANEÇA NA TERRA...Ali é o ponto final das peregrinações...Ali o peregrino queima as roupas com que caminhou e começa uma vida nova (esta explicação foi gentilmente cedida por uma simpática peregrina com ar hippie)!

O mar e o vento marcam a sua presença! Este penhasco pareceu-me bastante interessante para a prática de parapente :p :)


E depois arranjei um novo meio de transporte até Oviedo :):) O meu 1º "bichinho" na viagem!!


Oviedo é, tal como Santiago, pequenina, universitária e católica mas deserta by night...Bom, mas as pessoas continuavam a marcar pontos pela simpatia e prestabilidade! O jantar foi degustado num restaurante bastante acolhedor: El Patio de Los Naranjos, com uma decoração moderna e a música, como nunca pode deixar de ser referida, perfeita! A cidade em si tem um colorido impressionante, talvez numa tentativa de contrariar o cinzentismo que o clima impõe aquele local. As casas são todas elas pintadas em tons diferentes o que empresta alegria à cidade.



Ponto comum a todas: a Catedral!! Também Oviedo tem uma e também Oviedo tem um centro histórico impecavelmente conservado!

Rumo a um outro capítulo: PICOS DA EUROPA (merecem um post só para eles!!) HERE WE GO :)

7 comentários:

Unknown disse...

O olhar à matador da última foto é mesmo cheio de salero!!!

Estavas imbuída do espírito!

AP disse...

Que fiiiiixe!!!
Adorei as de finisterra!

Olha lá, mas o Carlos não aparece?

mb disse...

Perdeu-se e eu segui caminho!

Anónimo disse...

MUITO BEM!!!!

Podes juntar tudo e escrever um livro de viagens. Não dizem que para a vida ter sentido tem que se escrever um livro entre outras coisas? Podes começar por aí :)
bjs

AP disse...

A sério?? Abandonou-te e seguiste sozinha? Porquê? Coitadinha....

Anónimo disse...

O que é que aconteceu ao Carlitos na viagem? Não recuperou da ressaca de Domingo?
Sempre cumpriste o programa todo?
Vá mais fotos, de Salamanca, chegaste a passar por lá, não chegaste?
BJS
Sara

mb disse...

Sabem como é...A Galiza reúne vários encantos ;)