quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TERMINUS!


Fechados os parênteses segue-se Burgos,na preparação da recta final, do full-stop da minha viagem...Mais uma cidade pequenina, mais uma cidade com uma catedral fantástica (NUNCA vi tantas igrejas e catedrais numas férias, como nestas...)!

O fabuloso de visitar um espaço destes é, para além da óbvia grandiosidade e monumentalidade, reportar-me para a época em que a mesma foi construída e, sabendo da inexistência de tecnologias, ter a clara percepção do empenho e esforço de milhares de pessoas...! Isso sim, confere unicidade a cada um dos espaços que fui visitando ao longo do périplo e que as ascende a obras de arte maravilhosas, que respiram história em cada pedra que sustenta as magnânime abóbadas. Tal como já disse várias vezes em Espanha há uma clara e franca preocupação com o espólio arquitectónico, pelo que a palavra manutenção é a adequada: há uma manutenção dos edifícios, NUNCA uma alteração, há um inteligente aproveitamento do espaço para várias mostras!



A estrada abre-se novamente desta feita com SALAMANCA como objectivo! Será a última noite, será a última cidade da minha road-trip e sempre que chego é-me impossível não pensar: GUAPISSIMA!

E, finalmente, uma cidade com movimento by night :) PESSOAS!!!
Depois de um excelente jantar, devidamente acompanhado pelo néctar bacante, foi altura de percorrer as ruas!
A Plaza Mayor é o CENTRO do centro histórico, para ali confluem todas as ruas!

Se puder associar uma cor a Salamanca é o amarelo, cuja justificação é visível: a maior parte dos edifícios são de pedra amarelada e as luzes que iluminam a cidade ajudam a acentuar esta cor!


Satisfeitas vontades primárias (energias repostas)...TOCA A DANÇAR! Não foi preciso procurar muito...A cidade estava pejada de jovens que circulavam pelas diversas festas académicas! Recomendo a discoteca CUM LAUDE, que recria no seu interior as varandas da já mencionada Praça!! Mas em qualquer bar/discoteca o divertimento é garantido, basta entrar no espírito, o que não é, garanto, difícil (os meios ao nosso dispôr também ajudam...) ;)


O dia seguinte foi o último e o percurso pela cidade incluiu uma visita às torres da Catedral, à Casa Lis, onde se encontram albergadas diversas peças de art nouveau e art déco e à Casa das Conchas cujas fachadas são preenchidas por diversas conchas de pedra e onde funciona a biblioteca da Universidade. Reza a lenda que em cima de uma dessas conchas se encontra uma rã (símbolo da cidade) e que qualquer jovem moça para conseguir contrair matrimónio tem de conseguir encontrar a dita...confesso que procurei...mas...não encontrei!!! E AGORA???



:):):):):):):):):):) THE END

Around the world (é o que mais gosto de fazer!)

1 comentário:

Unknown disse...

A última foto é absolutamente linda!!!

Parabéns ao fotógrafo(a) e à modelo, claro!