sábado, 15 de novembro de 2008

4 palavras para TI: V_A_C_A


E agora o caminho até ao mais plácido e bucólico desta longa travessia: REINO DAS ASTÚRIAS (o périplo por estas terras já se havia iniciado em Oviedo, mas agora partia para o seu coração: PICOS DA EUROPA - aqui sim...HÁ BICHINHOS)


Aqui consegui quase sentir-me uma "Elfa" tal qual como no Senhor dos Anéis , A Irmandade do Anel pela similaridade paisagística: montanhas e árvores de cores perfeitas, cascatas e silêncios audíveis!

A subida pautava-se por curvas e contracurvas, por cenários cada um mais perfeito que o outro, por abismos e planícies (antagonias próprias de locais singulares)!

Para que a recepção fosse perfeita não podiam faltar os guardiões das portas de tão perfeito reino.

Estão tão habituados à presença humana que, apesar de selvagens, se aproximam da cerca que os separa da estrada numa curiosidade justificada ou na esperança da obtenção de algo que diversivique a sua dieta! Na descida ainda partilhámos uma maçã, ora para ti ora para mim, mas o entusiasmo não era muito!!
Estabelecidas as conversações, passa-se a 1ª fase e ruma-se até ao ponto mais alto, abandona-se uma vegetação exuberante criadora de caminhos bucólicos e encontra-se uma vegetação rasteira onde imperam pedras e pedrinhas!


O silêncio é MAGISTRAL e os únicos ruídos que se perscrutam na paisagem são os badalos de outros seres de 4 patas que por ali abundam: AS VACAS :) Caminham ao longo da mesma estrada e aguardam pacientemente que delas se obtenham retratos...Ora não é todos os dias que eu, mortal comum, habitante de uma grande cidade, tenho um bichinho daquele porte a fazer MU-MU mesmo ao lado da minha viatura!!


As paisagens são fantásticas e é soberbo para a vista observar os cumes cobertos de um manto branco, mais a mais quando a tempertura exterior permitia a permanência humana sem sentir um frio de morte!!!

Surgem lagos espelhados que fazem libertar AHHHs de espanto perante tamanha beleza:


Momentos que queremos registar de diversas formas, numa tentativa de jamais deixar que as sensações obtidas naquele espaço se dissipem nas linhas do tempo (algo impossível de captar por qualquer meio palpável...)!!

Brincadeiras à beira de água:


E obtive aquela que ficou intitulada como a foto da minha vida, um momento aéreo de quem passou grande parte do último ano por cima das nuvens :)


Tempo agora de iniciar a descida para ter oportunidade de explorar um bocadinho Covadonga antes do anoitecer!! É Covadonga que nos remete para a Terra dos Elfos, já que a paisagem anterior seria mais similar ao reino de Rohan :p Cavalos selvagens e paisagens a perder de vista!

Covadonga é actualmente um santuário mas foi aqui que foi obtida a 1ª vitória do Cristianismo ibérico sobre os Mouros ocupantes cerca de 718 a 725! É um local maravilhoso que convida à introspecção...A Catedral surge no meio de árvores pinceladas de tons vermelhos, laranjas e castanhos no cimo de um monte para enfatizar a sua grandiosidade...


E depois de tudo isto, de tanta paz, de tanto campo...chega a hora de partir e continuar o trajecto: rumo à cidade!! RUN RUN RUN

3 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que eu ao ler as tuas crónicas me sinto sempre um ignorante?
Por muita cultura que eventualmente consiga reter dentro desta cavidade cerebral que por vezes funciona parece que há sempre algo que tu sabes eu não...
:)
Beijo enorme Miss B

eradumvelhinho disse...

Cara Madalena. Até ao longe, consigo ouvir a sua mala de viagem (aposto que é um trollei) a gritar para si: transporta-me até às ilhas maravilhosas.Onde a Europa tem a sua ponta mais ocidental.
E provo-lhe isso, com grande facilidade. Vejamos os temas do último post:
Vacas! Uiiiii. Lá, não só são mais que as mães como são ainda mais que as pessoas! Vacas na estrada?Uii. Nem é preciso sair da cidade para ver vacas. A Marta que o diga. Além do mais, lá as vaquinhas são branquinhas e pretinhas.Muito mais lindas. Check!
Verdes.Uiiiii.Vegetação exuberante?Uiiiii. Lagos espelhados??? Uiiiii. Aqui são logo 3 Checks!
Estradas com curvas e contracurvas? Uiii Cavalos selvagens??Uiii. Bom, aqui tenho que ser sincero. Lá não existem. Só domesticados,Aqui leva só um check.
Silêncio??Uiii. Paisagens soberbas??Uiii Brincadeiras à beira da água??Uiiii. Salgada ou doce? É só escolher. Mais 3 Checks.
Por fim as fotos. Acabam por terem sempre vários denominadores comuns: braços abertos perpendiculares ao corpo, braços abertos em direcção ao céu, braços abertos oblíquos ao corpo, saltos no ar, saltos no chão, saltos na água, saltos na areia, saltos, saltos e saltos. É que lá, devido à terra instável, nem precisa de saltar ou abrir os braços para as fotos. É tudo automático e instintivo. A natureza encarrega-se disso. Ora...mais uns quantos Check!
Como vê Madalena..está provado. Até a dupla Herlindo & Arlindo ficou apaixonada pelas ilhas. Só não vivem lá, devido a problemas pessoais: Arlindo não tem lá o lugar do Holmes e sem ele não consegue viver. Herlindo, não tem o lugar do Manel, onde bebe macieira e come tremoços. Enfim!

Cumprimentos não anónimos

PS: O título do post não deveria ser "4 letras para ti"??

mb disse...

O título está correcto: é exactamente assim!!

Qto às suas tão estimadas ilhas anseio por as visitar mas neste momento ainda é complicado fazê-lo...Não há maneira de arranjarem low cost para o Paraíso!!!

Não preciso de provas para me descolar até lá...preciso é de outras coisas!

A seu tempo lá chegarei!

Obrigada pelos cumprimentos que são, obviamente, retribuídos