quinta-feira, 20 de novembro de 2008

De volta a urbe: GUGGENHEIM, BILBAO, PAÍS BASCO e uma cidade sem grande interesse

Abandonada a calma magistral dos Picos da Europa o destino foi Santander! Muito movimento na cidade quando o relógio marcava 19h00. Procura de alojamento, banho e sair para jantar...

PESSOAS....??? ONDE ESTÃO...? Confesso que fiquei assustada...não havia carros, não havia pessoas, os meus saltos ecoavam pelas ruas largas da cidade portuária...De um momento para o outro o movimento desvaneceu-se! Pfff...Bom, Santander é uma cidade...de negócios, de passagem e, talvez, espero, pela manutenção da sanidade mental dos seus habitantes, mais agradável e alegre de Verão!!!! Não há registo fotográfico deste local! Desiludidíssima......mas nem tudo pode ser perfeito!

Na manhã do dia seguinte...GUGGENHEIM!!!!!!!

(http://www.ehu.es/bicos/images/Guggenheim-bilbao-jan05.jpg)



Fiquei tão F_E_L_I_Z quando o vi que nem o facto da chuva miudinha, incomodativa cair copiosamente de um imenso céu cinzento me impediu de andar à sua volta a admirar cada bocadinho de edifício cujas linhas arquitecturais são sobejamente conhecidas. Projectado por Frank O. Gehry especificamente para aquela cidade e para aquele local constitui um ex-libris da cidade que se apresentou cheia de movimento.

O museu é fantástico enquanto obra arquitectónica quer interior, quer exteriormente e tem "peças" fantásticas que constituem a exposição permanente. No entanto, isto resume-se a um piso...Os restantes albergavam exposições temporárias, às quais, sinceramente, não vale a pena fazer referência...(há certas expressões artísticas que nunca compreenderei...)!!

Fiquei fascinada com as colunas que se encontram no átrio e que passam mensagens ora em vermelho ora em azul!!


É um museu bastante interactivo! Perdi-me a passear nos labirintos criados por estas estruturas:


Bom...é um museu para ser visto, para explorar, para brincar:



E daqui até Burgos...foi...mais...um...MEGA SALTO :)

4 comentários:

Anónimo disse...

deve ter sido uma grande viagem? mas as fotos não se tiram sozinhas? quem as tirou? poderias revelar a identidade do(a) fotografo(a)?

eradumvelhinho disse...

Cara Madalena. Bilbao já desbundei. E juntamente com o Arlindo. O Herlindo não sei se estava lá, mas ele acaba por aparecer sempre.
Mas lá está você outra vez com os saltos. Tem que começar a variar. Um pino, por exemplo. Ou a fazer malabarismo com coca-colas. Eu sou capaz de jurar que a pose dos braços indicam as saídas de emergência do Guggenheim (que significa a terra do Gugga).Férias são férias

O tripé na máquina funciona muito bem. E o comando à distância funciona ainda melhor (piadas foleiras, bem sei).

Anónimo disse...

Por falar em museus:
Que tal uma visita a este site já que faz hoje 11o anos do nascimento de rené maigritte, esse pintor genial http://www.culturabrasil.pro.br/magritte.htm
muito interessante

mb disse...

Lamento...mas o(a) fotógrafo(a) pediu a não revelação da sua identidade (dele/dela)!! O trabalho fotográfico (bom ou mau) foi exclusivo!!