sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Paralelismos




«E foi então que apareceu a raposa.

- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.

- Que quer dizer "cativar" ?

- É uma coisa muito esquecida. Significa criar laços...Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. Eu não tenho necessidade de ti e tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, teremos necessidade um do outro. Serás para mim, único no mundo. E eu serei para ti, única no mundo. Minha vida será como que cheia sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. O teu passo me chamará para fora da toca, como se fosse música. A gente só conhece bem as coisas que cativou.

- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.

- É preciso ser paciente. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal- entendidos. Cada dia te sentarás mais perto...Se tu vens por exemplo, às quatro da tarde, desde às três, eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua, é a única no mundo. É simples, o segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. Foi o tempo que perdeste com tua rosa, que fez tua rosa tão importante. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...

- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar...
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa...Tu és responsável pela tua flor...»



Pela altura da Feira do Livro de Lisboa resolvi adquirir o Principezinho para reler e reinterpretar...Toda a obra é um hino às relações entre pessoas e demonstra que a alegria de viver está na simplicidade e na atenção que dispensamos às pessoas que REALMENTE gostam de nós...! Só precisamos de gostar e de "sermos gostados"!

9 comentários:

AP disse...

Estamos numa fase especialmente filosófica, não estamos?

mb disse...

LOL!
Só me apeteceu partilhar convosco que tinha relido o Prncipezinho!!
Eu sempre gostei muito de filosofia :p

Unknown disse...

Ai, do que me foste lembrar. Oh, AP, quem fazia de raposa? Era aquela rapariga muito alta de quem eu não me lembro do nome?

Lembras-te?

mb disse...

A Sónia?

H. Cardoso disse...

Era a Sónia, sim, e nesse momento acho que a criança era o AP.

Ai MB, MB, se não é isto que me enche de nostalgia todo o fim de semana, não sei o que será...

Unknown disse...

Sim, sim, era a Sónia - só me saía Carla e não podia ser...

Ahh, que saudade!

mb disse...

Vês AP para que serve eu partilhar convosco que reli o Principezinho!!? :)

Anónimo disse...

"Sois belas, mas vazias. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é porém mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus a redoma. Foi a ela que abriguei com o para-vento. Foi dela que eu matei as larvas. Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É A MINHA ROSA."
Antoine de Saint-Exupéry

Anónimo disse...

Vale mesmo a pena perder 7 minutos para ouvir e ver este vídeo

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint - Exupèry
eternamente responsável por aquilo que cativas. Tú és ...
7 min -






www.youtube.com/watch?v=SoDHLXub_CE