quinta-feira, 12 de abril de 2012

THE WEEKEND - TOLEDO



Toledo fica apenas a 20€ (ida/volta) e a 30mins de comboio da capital do país vizinho. Viremos costas à movida madrileña e embarquemos numa cidade medieval. Viremos costas à modernidade de Madrid e entremos num conto de princípes e princesas, embarquemos numa aventura medieval!!!

A cidadela vive empoleirada num monte, abraçada pelas muralhas com mais de 600 anos de história, monte esse contornado, quase na sua totalidade, pelo rio Tejo. A paisagem é por si só deslumbrante! Consegue-nos transportar para as imagens que temos da Toscânia, montes pintalgados com ciprestes e belas villas. 

Estamos num dos locais de aventura de D. Quixote e Sancho Pança e a cidade não se poupa a esforços para os mencionar ao longo das suas ruelas! Não há loja alguma que não viva de produtos de merchandise alusivos às personagens de Cervantes. De aço vive também esta cidade, aço que a tornou famosa até aos dias de hoje e que continua a ser uma das indústrias da região, tendo sido o aço de Toledo o utilizado para produzir espadas de vários filmes. Entre-se numa das milhares de lojas, empunhe-se uma espada e registe-se o momento para a posteridade. Se o vosso objectivo for mesmo comprar a dita não se poupem a esforços e corram porta a porta alguns dos estabelecimentos...ahhh...e não esquecer: pedir sempre desconto (tudo é negociável).

A cidade antiga é verdadeiramente maravilhosa e tem uma enorme carga histórica: até finais do séc. XV a cidade era tolerante quanto à religião e foi só nesta altura que foram expulsos muçulmanos e judeus, pelo que são vários os templos judaicos assim como alusões aos judeus.

O melhor de Toledo: a impressionante preservação da cidade!! Todos os edifícios estão singularmente bem recuperados e os novos não chocam com os antigos e de maneira alguma lhes retiram o protagonismo!

Para comer: a cidade apresenta inúmeras opções, inúmeros preços. La Perdiz foi-nos sugerida por um local e é um espaço digno de uma elevada nota!! O menú de almoço incluía entrada, prato e sobremesa por 12,80€. O restaurante faz parte de um grupo - Grupo Adolfo - que tem vários restaurantes espalhados pela cidade. Em qualquer dos espaços a qualidade será palavra de ordem!!

Outro cantinho bem castiço e que não deve ficar atrás do mencionado é a La Flor de la Esquina. Desde a decoração - muito bonita -  ao ambiente - muito descontraído - ... 5 estrelas!!

Para dormir: aproveitar o ambiente histórico tão fantasticamente preservado e ficar num dos muitos hotéis que habitam dentro do centro histórico - no booking encontram-se fantásticas opções a preços convidativos.


Pela noite dentro a magia intensifica-se com os pontos de luz a conferir uma tonalidade amarelo-sépia à cidade!

Sem comentários: