segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O paraíso aqui tão perto e tão nosso...

Sinto-me dividida...por um lado é ridículo os Açores continuarem tãoooo fora do circuito turístico português, continuarem a ser um destino demasiado caro para umas férias quando reúnem tanto de bom, mas...por outro lado...sabe mesmo bem o privilégio de ter um encontro com a paz, sem paletes de turistas, sem carradas de carros, sem enxurradas de autocarros. Sabe bem circular nas estradas, impecáveis, by the way, e a única coisa que encontramos no fim de uma curva são várias vaquinhas que, pachorrentamente, lá erguem o olhar para observar a viatura, interrompendo assim o seu constante manjar! Disse a minha mãe que a partir daquele momento só iria consumir leite açoriano porque as vaquinhas SÓ comem erva. A cor dominante nos Açores é o verde, que é rei sob o céu que ora está em modo azul, azul, azul, ora nos trai com um imenso capacete de nuvens que turvam a visão e que derrama baldes de água. E o que fazer nesta altura? A única hipótese é libertar um grande SMILE e pensar que é graças à chuva que temos umas ilhas tão verdes.

A ilha escolhida foi S. Miguel porque SIM! :) Para dormir e depois de estudar várias hipóteses ficámos na Pousada da Juventude de Lagoa, que se revelou o local ideal. Afastados o suficiente de Ponta Delgada, mas não demasiado...se bem que nos Açores...nada é demasiado longe!!! A Pousada oferece um serviço de hotel com preços bem pequeninos - 35€/noite, sendo que na reserva de 3 ou mais noites a última noite é de oferta. O seu pessoal é extremamente prestável. Todos os dias os quartos são limpos e as toalhas mudadas. O silêncio impera e a única banda sonora que se faz ouvir, quase ininterruptamente, são os grilos!! Para comer são várias as opções: Mariserra, Cais20, O Farol, Cantinho do Cais, Tony's (para o famoso cozido das Furnas) and so on, and so on...

A ilha é pequena e o ideal é o aluguer de um carro para a percorrer de lés a lés...várias vezes. Por ali ficámos a saber que as plantações de chá dos Açores são as únicas da Europa, que os ananases são plantas stressadas :), que as vacas são as peças de um jogo de xadrez onde os tabuleiros são infindáveis prados verdes encurralados em sebes de flores que alguém pintou em tons de rosa, azul e amarelo, que as criptomérias são uma espécie de árvore que em muito se assemelha aos pinheiros dos bosques dos países nórdicos e que enchem a ilha de recantos mágicos.

Dá para notar que adorei??? E que recomendo a 1000%?

VERDE+VERDE = VERDE

Estrada das Furnas
Ficam as imagens de momentos para sempre guardados neste disco rígido que é a minha caixa craniana!

Chá e mar

As nossas amigas: as VACAS


Sete Cidades

Um salto vulcânico

Infantário 1: ananases - bebés

Poça Dona Beija - água a 39º C...naturalmente!

Ribeira Grande

Bosque místico nas Furnas
Infantário 2 - as vaquinhas 



2 comentários:

Odete Buco disse...

É realmente um paraíso ao cimo da terra ou melhor no meio do mar, esse mar azul que nos espreita a cada curva desta ilha já chamada ilha verde sarapintada aqui pelas vacas, ali pelas flores, mais à frente pelos densos bosques que mais parecem saídos dum livro de contos de fadas, gostei, adorei, e quero agradecer o teres-me proporcionado esta maravilhosa viagem, beijos.

Angela disse...

Pelo teu comentário escrito e pelas tuas imagens, os Açores é um paraíso que eu adorava ir, acompanhada com quem tu bem sabes.Mais uma vez obrigada pelo teu depoimento escrito e fotográfico, através deles também consigo viajar. Obrigada. Beijos