segunda-feira, 9 de maio de 2011

Et maintenant nous voulons aller à Paris...

...foi, pois, com uma saudade "anormal" que abandonei Lyon e rumei (eu e a "progenitora") até Paris, sem antes deixar de fazer umas paragens. 1º: Avallon (não, não é a das Brumas...) e depois em Auxerre! O que nos tinha passado despercebido era que a segunda - feira depois da Páscoa é feriado em França...ou seja, quase tudo fechado!!! Um feriado levado mesmo à séria!! E se assim se conseguiu evitar algum movimento excessivo nestes locais, o mesmo não se passou em Paris, onde o trânsito se revelou caótico, onde jurei NUNCA mais entrar com um carro nas mãos!!

Avallon: é mais uma pequenina vila com um centro histórico muralhado, uma igreja (sim...mais uma, antiquíssima), e um vale todo arboreado, onde impera o silêncio. Não houve muito mais a fazer ali...30 minutos foram suficientes! Vale a pena passar e ver :). (Em comparação: Gordes é mais bela, mais pacata e castiça! Mais original, basicamente!!)

Auxerre: vale a pena passar e...parar! Apreciar as margens do rio, apreciar as casas de madeira colorida (acho que as "casinhas de pijama" da Costa Nova se inspiraram aqui, ou vice - versa!), vale a pena percorrer as suas não muitas ruas. De tamanho considerável oferece alguns pontos de interesse turístico: o seu relógio, a sua catedral (keep on...) e a sua ponte pedonal.






E depois destas pequenas paragens, abandonámos a estradas secundárias (a que dou nota 10 (em 10), excelentes em todos os aspectos, desde piso, a paisagem, a escasso trânsito) e entrámos na auto-route...em velocidade para chegarmos a Paris e foi sair da calma campestre para enfrentar a ferocidade do trânsito que rumava ao centro nevrálgico do país!

Et...nous arrivons à Paris!! :

2 comentários:

SDias disse...

Fantástica descrição de viagem! Adorei! E a reportagem fotográfica é digna de publicação em guia Michelin ;)
Que maravilha!
Obrigada pela partilha!

Anónimo disse...

Quando mais reportagens???????????