terça-feira, 10 de agosto de 2010

3 dias na...


Aterrei às 5 da manhã (hora finlandesa, que acresce 2 horas à hora portuguesa) e a claridade já estava no seu máximo. O céu cinzento prenunciava um sol tímido, demasiado tímido...mas a temperatura estava elevada e o ar extremamente húmido. Se me tivessem enfiado no avião sem me dizer o destino acreditaria ter aterrado num qualquer país tropical!!

O caminho até ao hotel não despertou muito interesse em relação à capital finlandesa. Talvez pela luz do dia, talvez pelos edíficios elevados, a cidade, aos meus olhos, revelou-se cinzenta...a verdade é que o cansaço também era já algum. Havia, pois, que repôr energias antes de se iniciar a descoberta da cidade.

A Finlândia foi um país que sempre me suscitou imensa curiosidade, assim como todos os países nórdicos...talvez pela língua assustadoramente imperceptível, talvez pelo ar élfico das pessoas que os habitam, talvez pelo irrepreensível verde que inunda esse canto europeu, talvez pelas brilhantes paisagens brancas que são imagem de marca do Inverno nórdico, talvez pela quantidade de lendas e personagens do imaginário infantil que associo aos mesmos, seria todo um conjunto de factores que me levava a fantasiar com uma viagem por este território que até há bem pouco tempo me era tão inacessível!

E, fruto do meu job, eis-me a explorar território finlandês...

Saí!! Tinha retirado alguns pontos de interesse de sites pelo que me detive por aí, até porque, verdade seja dita, em qualquer dos sites os pontos de interesse resumiam-se a 3/4 áreas da cidade. E não me seduziu...não fui capaz de me cativar por esta cidade plantada à beira do Báltico com umas quantas ilhas verdejantes perfeitamente avistáveis da sua costa. É cinzenta! Para além de ser cara: é, praticamente, impossível comer por menos de 15/20 € (valores mínimos!!). Foi essa a impressão que retirei da cidade...talvez, numa outra oportunidade, venha a mudar a minha opinião.

Tem uma qualidade inegável: a rede de transportes!! Transportes que nos levam para outros locais...tão mais interessantes :)

A uma hora e meia ou duas horas e meia (depende do barco que se quiser apanhar: LindeLine ou VikingLine) de distância fica um dos, quase últimos, países a aderir à União Europeia: Estónia! A sua capital fica mesmo junto ao mar, tal como Helsínquia, mas a semelhança entre as duas termina aqui. Tallinn é uma cidade medieval, extremamente bem preservada, com uma forte presença do artesenato local nas diversas lojinhas que se encontram nas casas que transformam as ruas da capital numa palete de um pintor:

É uma cidade que combina a jovialidade dos seus habitantes com uma época há muito ultrapassada. Apesar de ser bastante turística, o que ficou comprovado pela quantidade de portugueses, espanhóis, italianos e franceses com que nos cruzámos, não desiludiu nem um bocadinho e ficou a vontade de voltar aquele cantinho do planeta para explorar os países adjacentes.

Atrever-me-ia a dizer que o melhor de Helsínquia é o barco para Tallinn se hoje não me tivesse "aventurado" a apanhar um autocarro até Porvoo, a cidade dos corações (título atribuído por MB). Situada a 51 km de Helsínquia, é a 2ª maior cidade da Finlândia...e é tão pequenina!! Também ela tem a água como elemento primordial e encanta pelas suas casinhas de madeira onde funcionam lojas de produtos da Finlândia.



A vontade era de comprar tudo!!! Mas não nos esqueçamos que nos mantemos em território finlandês e os preços mantêm-se num nível elevado :(...

O sol marcou presença o dia todo o que alegrou o meu passeio! Pequenina, castiça, acolhedora, simpática...o ideal para uma tarde sossegada com um livro como companhia.

2 comentários:

H. Cardoso disse...

Obrigado pelo post. Estava a pensar fazer escala um dia deste em Helsínquia, sendo assim volto às origens. ;)

mb disse...

Ainda bem que foi útil!! Eu não lhe achei piada mas tu poderás gostar...porém, deixa-me que te diga que as opiniões recolhidas são conformes com a minha!:p