sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Perseidas pelo ar
Como é que algo tão simples nos deixa tão boquiabertos? É só um risco brilhante que por um segundo, um só mero segundo, atravessa o céu...no entanto, essa estrela que atravessa o céu em acelerado "passo de corrida" consegue soltar "ahhhs" de exclamação entre os espectadores de tão efémero espectáculo que se questionam entre si com vozes plenas de excitação "VISTE-A????"!
Todos nós adoramos um céu pleno de pontinhos brilhantes e quando esses pontinhos brilhantes se movimentam é o delírio.
O mês de Agosto é, anualmente, mês de eleição da "corrida das estrelas" e o Hemisfério Norte é o seu palco e eis as Perseidas, mais conhecidas como lágrimas de S. Lourenço, a percorrerem os nossos céus.
As Perseidas ou Perséiades são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus. As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rasto de meteoros. Neste caso o rasto é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo órbita do cometa Swift-Tuttle. A nuvem consiste em partículas ejectadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem actualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rasto proveniente da passagem do cometa em 1862.
O fenómeno é visível anualmente a partir de meados de Julho, registando-se a maior actividade entre os dias 8 e 14 de Agosto, ocorrendo o seu pico por volta do dia 12. Durante o pico, a taxa de estrelas cadentes pode ultrapassar as 60 por hora. Podem ser observadas ao longo de todo o plano celeste, mas devido à trajectória da órbita do cometa Swift-Tuttle, são observáveis essencialmente no Hemisfério Norte (informação aqui).
Por isso nariz para o ar e olhos postos no céu...as estrelas cadentes são, cada vez mais, uma raridade :)...passível de ser observada!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário