terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Rendida...



Foi há cerca de um mês, mais coisa menos coisa, que, após conversas e determinadas constatações, resolvi entrar mais um bocadinho no universo deste realizador: TIM BURTON! Conhecia até à data o incontornável Edward Scissors hands, onde somos brindados com um mundo imaginário, com uma forte carga sentimental (é mágica a cena da neve a cair sobre a pequena cidade...) e Sleepy Hollow, num registo mais dark e, obviamente, não recomendado a criancinhas, apesar de ser pontuado pelo mais fantástico dos contos de terror para o público mais jovem, daqueles que deixam os infantes com arrepios de medo...

Ontem vi THE BIG FISH e fiquei ainda mais fascinada com a mente burtoniana! É uma história maravilhosa...capaz de nos levar às lágrimas, não sem antes nos fazer soltar gargalhadas! "Deixa-me tirar-te uma fotografia!!", "Para quê?!? Basta procurares a palavra "bonito" no dicionário...". Neste filme o realizador faz-nos entrar num mundo aparentemente surreal, onde o irrealismo criado pelos contos de Edward Bloom se mistura com a realidade. Há uns dias atrás depois de ver The Nightmare before Christmas comentei o quão fantástico seria conseguir ter pelo menos metade da capacidade imaginativa que este realizador consegue acumular na sua cabeça...alguém com quem não me importaria de estabelecer um diálogo só para absorver um bocadinho do fantástico que povoa o seu cérebro!!
Excelente também o Corpse Bride.

Em todos os filmes está bem patente a natureza humana e há um sentimento comum: o AMOR...aquilo que um amigo meu considera ser o "motor" do Mundo...

Há mais para ver, mais para explorar desta mente ilimitada...é, pois, com expectativa que aguardo as próximas chegadas: 9.9.09 e Alice in Wonderland!!

8 comentários:

Anónimo disse...

"kærlighed er den motor i verden"
É verdade por acaso! Acredito mesmo nisso e a historia dá-me razão!
Quanto a Burton, é engraçado termos tanto em comum e só agora teres começado a explorar esse Universo retorcido e complexo cheio de pequenos pormenores e nuances que só com a repetida visualização vamos tomando conta.
Mas também há tanta, tanta coisa que me vais mostrando a mim que para ti é já um dado adquirido de há tantos anos.
Vê os Batmans! ;)

AP disse...

The Nightmare Before Christmas yra pats geriausias iš visų. Aš taip pat tikrai fanatikas!

mb disse...

Para mim Batman há só um...o Val Kilmer e mais nenhum!! :p

AP, falas uma língua espectacular!! Tens que me ensinar essa :)

AP disse...

Lituano, minha cara amiga!

Anónimo disse...

O kilmer tem pinta mas o verdadeiro, negro batman são os dois primeiros do Burton...

mb disse...

TEM PIADA???? Só isso???
Tu já viste bem como os lábios dele encaixam perfeitamente naquela máscara negra?? Céeeeeuuuuus.....

Anónimo disse...

Ok..... Eu disse PINTA! Não foi piada! E... Já viste como os MEUS lábios encaixam em coisas bem mais úteis e agradáveis que numa mera mascara de morcego??

Anónimo disse...

A modéstia em alta aqui....