quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Férias low cost

A vontade de conhecer o interior transmontano e a região do Alto Minho em período outonal era mais que muita. Aproveitámos as nossas pequenas férias para atravessar montes e vales, ziguezaguear montanhas e descobrir um maravilhoso mas, infelizmente, despovoado Portugal...



Viana do Castelo

1ª noite: Solar de Alcains, uma casa não tão antiga como aparenta (1921) mas com uma decoração a remeter lá para os inícios do séc. XVIII, extremamente acolhedora, bem pertinho de Castelo Branco, com um anfitrião 5 estrelas.
Casa da Cisterna

2ª noite: Casa da Cisterna, em Castelo Rodrigo. Em 1º lugar a vila de Castelo Rodrigo é por si só um achado. No cimo de um monte ergue-se uma vila em pedra, intocada pelo cimento actual, mantendo a traça original. As suas muralhas albergam 50 habitantes (só e apenas!) e é lá que se encontra também o maravilhoso projecto desenvolvido por dois biólogos lisboetas. Cada quarto é uma descoberta e toda a decoração da casa é um apelo constante à vida selvagem e à paixão que os seus donos têm por esta. Fiquei com inveja (da boa é claro) da primorosa obra que conseguiram desenvolver, do silêncio que abraça aquele local...

Almeida
Almeida
Almeida
Almeida

















3ª noite: Casa dos Braganças, em Tourém (Montalegre). O relógio já passava das 22h...já se aproximava mais das 23h00 quando fizemos soar a campainha desta enorme casa, que surge depois de uma curva apertada de uma das minúsculas ruinhas de Tourém (vila junto à fronteira, a 1ª terra portuguesa depois de abandonar território espanhol). Surge a D. Elisa super sorridente e bem - disposta a convidar para uma conversa à lareira. Conhecemos o nosso quarto (Quarto das Pinturas) e partimos para a sala de estar onde uma lareira enorme aquecia as paredes de granito. Não podíamos ter sido melhor recebidos!!! O Sr. Fernando e a D. Elisa fizeram-nos sentir parte da família...era como se estivéssemos em casa de uns tios :) Depois de uma hora e tal de conversa, de um chá acompanhado de biscoitos e porque o dia havia sido longo demos descanso ao corpo e caímos no sono dos justos. O pequeno - almoço na manhã seguinte foi um banquete - desde torradas de pão de centeio, a bolo de amêndoa, a folar doce, pão fresco, sumo, compotas caseiras...uiii! Amámos a casa, amámos conhecer toda a sua história, amámos a paixão com que os donos falam da mesma, amámos a pureza, a simplicidade, a simpatia, o à-vontade dos nossos anfitriões...uma estadia única, singular e a tristeza de não termos ficado mais tempo, com a certeza que um dia voltaremos!!!
Pitões das Júnias

4ª noite: Hotel InLima. Ainda procurámos um turismo rural/habitação para pernoitar na última noite mas chegámos à conclusão, após vários telefonemas, que se queremos ficar num sítio destes a marcação tem de ser feita com alguma antecedência. Tivémos assim de optar pelo convencional Hotel, que se revelou uma excelente opção, quer pela localização, mesmo dentro de Ponte de Lima, quer pela comodidade, quer pelo preço.



Quanto a restaurantes (nota: em qualquer um destes sítios 2 pessoas comem, à vontade, por 25€ ou menos):

Casa d' Irene - em Malpartida, mesmo ao pé de Castelo Rodrigo
Restaurante a Balbina - em Miranda do Douro
Restaurante Muralha - em Ponte de Lima
Tasca da Márcia - em Ponte de Lima









Casa Odete - em Coimbra (este não é aberto ao público) mas fomos recebidos com um pitéu do céu!! Hmmmm :D

O percurso:
Miranda do Douro
Bragança


Bragança



Ponte de Lima

Viana do Castelo
Lisboa - Castelo Branco - Belmonte - Pinhel - Castelo Rodrigo - Almeida (linda de morrer) - Miranda do Douro - Bragança (uma surpresa muito agradável) - Tourém (Montalegre) - Ponte de Lima - Viana do Castelo (a Pousada de Santa Luzia tem de fazer parte de um fim de semana...) - Coimbra - Lisboa!! 1600 km! :)

2 comentários:

Odete Buco disse...

Sim Senhora muito bem documentado e descrito com tudo o que é preciso para abrir o apetite a qualquer um. Um dia ainda és convidada pela National Geográphic para os artigos de opinião (eles é que não sabem)!As fotos estão muito boas e bonitas.Parabéns e que faças muitas como esta.
Beijinho
Mummy

SDias disse...

Fantástico!
Pena é que não tenham ido ao Douro Vinhateiro :( Seriam muito bem recebidos, já sabes! A agendar para breve please ;) Beijoca