terça-feira, 3 de maio de 2011

Lyon heureux...

Foi assim que me senti na cidade que nem é exageradamente grande, nem demasiado pequena - ENCANTADA! Tamanho q.b., que deixou uma vontade GIGANTE de lá voltar. A rede de transportes é magnífica e proporcionou-nos, assim que chegámos, uma imagem digna de postal na passagem da margem esquerda para a margem direita de um dos rios que atravessa Lyon...sim, um dos rios! Não lhe bastava ser arrebatadora por si só, não...tinha também de ter uma característica sui generis: não é um, mas sim dois os rios que lhe tocam as margens, que não serão duas mas sim quatro: Rhône e Seône. Ora, um rio a atravessar uma cidade empresta-lhe sempre paisagens únicas, cria sempre cenários bucólicos, ideais para as "promenades", imagine-se agora tudo aquilo ao quadrado!!!
Mas vamos deixar de bajular a cidade que mais marcou este périplo e partir para os "must-see". Em 1º lugar: Bellecour, palco de agitação nocturna e diurna, é uma imensaaaa praça quadrada, enquadrada por bonitos edifícios, de onde ramificam algumas ruas preenchidas com vários restaurantes e bares.

São vários e os preços não variam muito entre eles...é uma questão de escolha e quando o critério é "vamos ao que tiver mais gente porque deve ser bom", é para esquecer...estão todos igualmente cheios. Depois a religião...qualquer cidade, vila, aldeia francesa tem uma igreja, basílica, catedral...e sendo de Páscoa o domingo em que Lyon estava contemplada no nosso percurso há que visitar a Basílica de Notre - Dame de Fourvière! Esplendorosa, surge no cimo de um monte, atenta, observa a cidade do seu alto posto de vígia.

A viagem até este "miradouro" faz-se de funicular e lá chegados ei-la...sumptuosa!

Estava cheia com a celebração dominical e como qualquer catedral é de uma riqueza extrema. A vista que se tem dos pátios que a circundam é para lá de soberba!!!


Seguidamente, e porque a fome já apertava, descemos até à Vieux-Lyon, que mais não é, como o próprio nome indica, a zona velha de Lyon, apinhada de ruas e ruinhas, apinhada de pessoas, apinhada de restaurantes. Extremamente castiça!!
Partimos depois para a zona da Croix - Rousse, outra colina de Lyon, menos apinhada de turistas, com relva para espraiar os sentidos e relaxar os músculos enquanto os olhos descansam sobre os telhados, qual gatos a espreguiçar num dia de sol...


Por fim, e porque os quilómetros caminhados já obrigavam a um arrastar de pés há que descer até ao ponto nevrálgico - Bellecour, mas não sem antes passar pela Ópera e olhar para um final de tarde lyonnaise...




Foi uma das pequenas - grandes cidades que mais me enamorou, que mais me prendeu e que mais saudade me deixou. No fim do dia em véspera de partida era um misto de vontade de ficar com pensamentos racionais "Que raio?? Porque estou assim...????, É só uma cidade!!!" que me preenchiam a cabeça. Por isso, cuidado, Lyon é APAIXONANTE!

2 comentários:

Anónimo disse...

E foi mesmo um dia heureux...E mesmo ao fim do dia quando o cansaço já nos vencia, a vontade de estar naquela praça cheia de gente era mais forte. Também gostei muito de Lyon, uma cidade boa para se viver.

H. Cardoso disse...

Et bon, parece que por aqui também se sugerem roteiros turísticos de categoria! Já tenho ouvido falar bem de Lyon, e depois de ler o teu "póste" fico com mais vontade de lá ir...