quarta-feira, 9 de julho de 2014

As primeiras férias...a 3

Estava tudo preparado antes mesmo de ela nascer: a data,  o local , o alojamento...

Rumámos a Sul! ARRIFANA! Última semana de Junho - sem dias de calor de estalo, sem hordas de gente...soft, como se quer quando se tem entre braços uma ela de apenas 3 meses.

Parámos no Cercal para almoçarmos no já nosso conhecido O Passarinho. Ela dormia. O restaurante estava vazio (já era mais hora de lanche do que de almoço). "Ainda podemos almoçar?", "Bem...vamos lá ver o que se arranja!!". Migas alentejanas (maravilhosas) com carne de porco (haverá prato mais alentejano?). Ela acorda. Bem-disposta e risonha (estado normal) espalha o seu charme no alto dos seus 3 meses de idade. Almoçámos os 3 :) (não...ela não comeu migas!!) e continuámos.

Mais uma hora até chegarmos ao azul. Ficámos aqui. Escolhemos a Casa 18 porque ficava mesmo em cima do mar. E não houve maior luxo do que acordar TODOS os dias com um azul intenso (do mar e do céu) e uma praia vazia (7 da manhã - nunca mais precisei de despertador - não é hora de praia para ninguém...).

Pequeno-almoço, almoço e jantar sempre com vista para o mar. E praia? Ora ele, ora eu, ocasionalmente os 3 que isto de gerir claridade e vento ainda é uma tarefa muito complicada para alguém de 3 meses.

Foi uma semana estupenda, ao som do já referido mar, foi uma semana de peixe grelhado comprado aqui, foi uma semana inteiramente baby friendly.

Almoçámos no Restaurante da Praia e no Pont' a Pé.

Na última noite mudámos para a Zambujeira e voltámos onde já tínhamos estado - Monte do Papa Léguas - mas agora a 3. Jantámos na Barca Traquitanas e só me ocorre questionar: como é que nunca tinha aterrado ali? Pelo espaço. Pela localização (pôr-do-sol indescritível). Pelos pratos (de salivar). Pela tranquilidade (sossegado q.b. para ela) .











Ficam as saudades do azul: céu, mar, piscina, dias... ficam as recordações das1ªs pegadas na areia, dos  pézinhos na água do mar...

segunda-feira, 30 de junho de 2014

1+1=3

Desafiámos as regras da matemática e agora somos 3 :) e nestes 3 primeiros meses tenho tentado aprender a:
- dormir de 4 em 4 horas ou de 3 em 3 ou de 2 em 2...
- a acordar com um simples virar de cabeça na cama ao lado
- a reconhecer se estou perante um UÁáá de fome ou de sono
- a viver sem horários ou com os horários que ela impõe

E sim, ando cansada...de rastos...uns dias mais outros menos...e sim, só quem é mãe (nasceu em mim este novo ser) consegue perceber!!!

... E agora derreto sempre que às 6 ou às 7 ou às 5 ou às 4 da manhã há um sorriso guardado para mim...uma boquinha que se rasga com um mero olhar!
Ela enche o meu coração...! :)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Os cogumelos (só para quem gosta)

Há já algum tempo que havia lido sobre ele e há já algum tempo que tinha, obviamente, vontade de ir! Então juntando o agradável facto de uma sexta-feira à noite contemplar uma manhã de sábado lá fomos. Ali é o reino dos cogumelos e não há um único prato em que eles não entrem: desde a entrada à sobremesa.

O espaço é muito engraçado, giro mesmo, simples e despretensioso, com vista sobre o Campo de Santa Clara (aquele onde se realiza a Feira da Ladra) e para o rio, vista que se estende de Sta. Apolónia à outra margem. O atendimento é muito simpático e rápido (mas rapidez é coisa que não se quer por ali...porque se está bem...é confortável!). A comida é mágica (tal como os cogumelos...mas os outros)!! :) Começámos com uns croquetes dos ditos e estavam FABULÁSTICOS, saltámos para uns cogumelos salteados (dos quais não recordo o nome) com queijo, cheios de um molho que clamava por pão!! Depois, ele optou pelo risotto e eu pelo nhoque e nenhum dos dois nos desiludiu. Por fim, (impossível não querer experimentar) um brownie com gelado de cogumelos... aiiiii...

Um sítio a repetir! Sem qualquer dúvida!! É de rezar a essa Santa que se intitula Clara dos Cogumelos :)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Em finais de Novembro...

Fomos passear, só nós, numa das últimas viagens a 2...fomos devagar, devagarinho, sem pressas; fomos perto, pertinho para observar as cores que enchiam a estação. Foi uma viagem pintada a vermelho, amarelo e castanho em dias frios mas cheios de sol. Fizémos Cáceres-Salamanca-Régua-Porto. Gostámos destes dias a 10km/h. Gostámos de ficar sem pressas. Visitámos, vimos, saboreámos...
Em Cáceres: Hotel Iberia Plaza de America (simpático na localização e no atendimento, revelou ser uma escolha perfeita tendo em conta o seu preço!!)

Em Salamanca: Hosteria Casa Vallejo (mesmo por trás da Plaza Mayor, com uma pequenina "taperia" no rés-do-chão, bastante animada à noite, foi também esta uma óptima escolha, tendo como único senão o facto de em toda aquela zona o estacionamento ser muito bem pago, pelo que a opção foi deixar o carro mais distante e poupar para os jantares ;). Mas estávamos mesmo, mesmo, mesmo na zona histórica)

Na Régua: Império Hotel (não, não é espectacular mas para uma noite serve perfeitamente: é limpo e tem pequeno-almoço incluído! Não tem elevador, mas também não tem muitas escadas. O ponto mais negativo para mim foi chegar ao quarto e sentir que estava dentro de um frigorífico...brrrr! Mas pronto...meia hora de AC resolveram o problema. Tendo em conta os preços praticados na zona, que são upa, upa puxadotes!!, esta pequenina residencial não foi assim tão má e atendendo à vista para o rio mesmo ali ao lado nós perdoámos o restante :)). Merece um grande destaque o restaurante Douro In, que além de lindo-maravilhoso-acolhedor-confortável tem uns pratos fantásticos!!!!

No Porto:My Stay (MA-RA-VI-LHO-SO!!!!!! Num prédio a 1 minuto a pé da Torre dos Clérigos fica este hostel que é lindo de morrer, com uns quartos enormes e super bem decorados, do mais confortável que há!! Ficámos boquiabertos com o preço que pagámos tendo em conta a qualidade do quarto! E o atendimento foi do mais simpático!! Não tem pequeno-almoço mas isso é uma desculpa mais que perfeita para conhecer uma das pastelarias dos Porto ;)!)
Cáceres sob sol!

Cáceres vista de cima!

Uma das portas da imponente Catedral de Salamanca

Um fim de tarde...

Um dia a entrada para a minha casa vai ser assim - @Quinta da Pacheca

E vou ter uma parede assim (com estas cores!!)

A combinar :)!